27, out 2022

PHP 101: Vamos estudar PHP?

PHP é uma das linguagens de programação mais utilizadas na WEB, Com cerca de 79% de todas as aplicações web utilizando-a. Que tal aprendermos ela fazendo do jeito certo?

“Fundada” em 1994 por Rasmus Lerdof ainda com o nome PHP/FI e liberada ao público um ano depois ela cresceu muito rápido por ser uma linguagem mais simples e interpretada, fazendo dela uma alternativa leve para aplicações web na época.

Com o tempo a linguagem evoluiu muito e muito rápido, passando pelas versões 3 e 4, adotando a base de orientação a objetos na versão 5, pulando a 6, se tornando mais rápida e estável (e com enorme suporte a orientação a objetos) na versão 7 e chegando as versões 8 e 8.1 o PHP segue firme e cada vez mais forte. Se te disserem que o PHP está morto, simplesmente dê risadas. Boas piadas são para isso!

Mas enfim, qual meu objetivo com este post? A tempos venho querendo revisitar a documentação e as nuances da linguagem para ir além do uso diário e entender ainda melhor como as coisas são feitos no “root mode”.

Por isso queria deixar aqui a intenção de, com uma série de posts, passarmos pela documentação do PHP e ir aprendendo junto cada detalhe que essa linguagem maravilhosa nos proporciona!

Sim, será algo mais teórico e documental, mas serve para aprendermos mais sobre o PHP e como fazer coisas que as vezes estão escondidas dentro da pasta vendor.

Bom, nos vemos no próximo post! o/